Saturday, April 20, 2013

Alfarroba - Você já provou? Saiba os Benefícios


Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre a Alfarroba.

Principalmente para os amantes, esposos, namorados e melhores amigos do chocolate, assim como eu (rsrsrsrs), reza lenda que tal sementinha substitui aquela vontade insaciável do bom e velho chocolate, e com vantagens, pois ela não contém lactose, glúten ou açúcar.

A Alfarroba é o fruto/semente/vagem de uma árvore chamada Alfarrobeira.


Também conhecida pelos nomes de figueira – de - pitágoras e figueira – do - egipto por terem sido encontrados vestígios de suas vagens em túmulos e preparação de múmias.

Da Alfarroba é extraída a goma, constituída por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada qualidade como espessante, estabilizante, emulsionante e múltiplas utilizações na indústria alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.



Mas a semente representa apenas 10% da vagem e o que resta, ou seja, a polpa, tem sido essencialmente utilizado na alimentação animal, devido ao seu sabor e características químicas e dietéticas, na aplicação em apetecíveis e saborosas preparações culinárias.



Agora a parte que adoramos, é da farinha de Alfarroba que é a fração obtida pela trituração e posterior torrefação da polpa da vagem, onde obtemos o pó usado para substituir o tão aclamado chocolate.

Por ser naturalmente doce, ela dispensa o uso de açúcar na fabricação e no consumo dos produtos. Sem falar que também não possui os estimulantes cafeína e teobromina e é rica em vitaminas e minerais.




Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a Alfarroba contém, em média, 0,2-0,6% de gordura, 48-56% de açúcar (essencialmente sacarose, glucose, frutose e manose), 18% de fibra (celulose e hemicelulose), 4,5% de proteína e elevado teor de cálcio (352 mg/100 g) e de fósforo. Por outro lado, as características particulares dos seus taninos (compostos polifenólicos) levam que a farinha de Alfarroba seja muitas vezes utilizada como antidiarreico, principalmente em crianças.



Mas, vamos ás controvérsias? Acho que não só eu, mas todos nós sabemos que em se tratando de alimentação há verdades absolutas sim, porém, até que cheguemos a elas, há muitos estudos e tempo para se comprovar os efeitos... tanto é fato que um dia isso é bom,  no outro já faz mal... e por aí vai.

Sendo assim, nada mais justo do que falar sobre a outra linha de raciocínio que já está rolando pelas mídias, a qual sempre que olhamos com a mente aberta acabamos desconfiando também, então não me custa deixar aqui para vocês saberem e ficarem pensando junto comigo.



Nunca devemos confundir saúde com dieta, a Alfarroba sai na frente do cacau por não conter glúten, cafeína e lactose, porém, em termos calóricos, os dois produtos não apresentam quase nenhuma diferença, tanto que ao ser comparada as propriedades da Alfarroba com uma barra de chocolate Alpino, foi constatado que enquanto 25g do Alpino contêm 132 calorias, 7,1g de gordura e 2% de fibra, a mesma quantidade de uma barra de alfarroba contêm 116 calorias, 7,7g e 0% de fibra.


O que se defende é que a farinha e a leguminosa são sim muito nutritivas, mas na forma de chocolate, como é consumida na maioria das vezes (até por que a graça está ai – rsrsrs), não apresenta grandes diferenças do cacau. “Isso porque, no final das contas não é a semente ou apenas a farinha de Alfarroba que estamos ingerindo. Na nossa alimentação, os derivados da Alfarroba são introduzidos em forma de barras de chocolate, bombons e tabletes, não fornecendo, portanto, as mesmas características nutricionais da farinha”, afirma a nutricionista Vanessa Pimentel, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Eu mesma já provei e aprovei a Alfarroba, mas convenhamos, semelhança com o chocolate... só mesmo se for psicológica, é tipo um quebra galho... a textura pode ser parecida, cor e até mesmo o cheiro semelhante, mas o sabor é bem diferente, o que não significa que seja ruim, pelo contrário, eu AMO, até já preferi comer a Alfarroba ao chocolate, não como substituição, mas por gostar mesmo!


Mas como tudo que é normal nessa vida, em exagero pode prejudicar, não seria diferente com a Alfarroba né gente?! Então consuma com moderação pois devido a seu alto teor de Taninos, mesmo que benéficos ao coração e ás artérias, tais substâncias em excesso dificultam e até inibem a absorção de proteínas e alguns minerais essências ao nosso organismo, ou seja... daí foi o ponto de ainda preferir o chocolate :D 

Mas vamos aos benefícios:

-vitamina B1- colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio

-niacina - mantém a boa condição da pele

-vitamina A- essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão

-vitamina B2- responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo

-cálcio

-magnésio

-ferro

-balanceamento de potássio e sódio

-fibras naturais - na flora intestinal protege a membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras e também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol

-antioxidante- combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas

-taninos– tem a capacidade de formar complexos insolúveis protetores da mucosa intestinal, sem alterar a vitalidade celular do tecido, evitando a exudação e secreção da mucosa, pois atuam protegendo-a da irritação provocada, promovem ainda uma ação anti-hemorrágica e antibacteriana.

-mucilágenos- possuem a capacidade de exercer uma ação favorável contra as inflamações das mucosas reduzindo as irritações tanto nas vias respiratórias como nas vias digestivas, atuando diretamente contra a diarréia.

Também são capazes de reduzir a dor no caso de contusões.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. 

Ta bom né gente?! Nem preciso dar mais benefícios... Agora resta a vocês provarem e me digam o que acham ok!?


Para acompanhar tudo em tempo real siga pelo Instagram : Thajoia'sGram

Curta  nossa Página do face Thajoia's Page e seja avisado de nossas atualizações! 



No comments: