Friday, June 22, 2018

Pastel de fubá rústico

 



Um dos meus pratos preferidos! E prato sim! Se seu vô, como o meu for de Muriaé, você deve saber como é. Como um monte rsrsrs!
Essa receita denominei de rústica! Por quê? Porque tradicionalmente a receita mais comum é feita com fubá fino peneirado, e buscando praticidade e diferencial fiz de um jeito que me agradou demais! Vamos lá!

 


Ingredientes da massa:

-500gr de fubá pré cozido ou normal
-500ml de água em temperatura ambiente
-1cs de polvilho azedo
-alho moido a gosto
-cebola moida a gosto
-ervas a vontade
-sal rosa a gosto

 


Preparo da massa:

Em uma panela você adiciona a água em temperatura ambiente, vai colocando o fubá aos poucos até dissolver, sem empelotar, em seguida o polvilho azedo, depois adicione todos os temperos. leve ao fogo médio e mecha até soltar da penela, igual a um brigadeiro. Aguarde esfriar, umedeça as mãos e sove por 1min a massa até formar essa bolinha acima.

 


Sempre umedecendo as mãos pegue pedaços da massa, faça pequenas bolas na mão e abra em formato concha, esse formato auxilia na colocação do recheio sem partir, pressione as beiradas para fechar os pasteis. Não é necessário pressionar com garfo.

 


Empane em farelo de milho, para um acabamento mais rústico e crocante, ou no próprio fubá, para uma finalização mais rústica.
Frite em óleo bem quente para maior crocância e para um resultado sequinho!
E nosso lado fit? Claro que funciona também!
Ao forno pré aquecido em 230º, você deixa 15min, vira os pastéis e mais 15 min. Super crocante, como na foto abaixo!

 


Espero que gostem tanto como eu!

No comments: