Wednesday, February 15, 2017

No poo - O que é e o Porque aderi!

Muita gente ao saber que aderi ao No poo fica inquieta querendo saber como eu vivo sem lavar meus cabelos... Como eu consigo não lavar os cabelos... como devem cheirar meus cabelos!!!


 
Então vou dizer aqui tudo que todo mundo tem vontade de perguntar... e pergunta mesmo, afinal, se me perguntou é porque quer saber a resposta! E eu sempre digo o que realmente acho! Então vamos lá!

Inicialmente, eu lavo meus cabelos todos os dias!!! Eles estão limpos sempre!!! E cheiram maravilhosamente, obrigada kkkkk!!!

E para entenderem melhor vou explicar... A técnica No Poo - "sem espuma", significa apenas que abolimos de nossas vidas esses vidrinhos de shampoos cheios de químicas pesadas que com a promessa de tratar, limpar e manter nossos cabelos lindos, vai dessecando eles, enfraquecendo e tirando a vida pouco a pouco!

E dito isso, preciso dizer a vocês que eles acarretam esses efeitos por conter sulfatos diversos (sejam fortes ou fracos), alguns com silicones de todos os tipos (solúveis e insolúveis) e até mesmo derivados do petróleo! Vamos dizer também que tem parabenos mas esses são permitidos na técnica No poo e também na Low Poo, pois são apenas conservantes, o problema dos parabenos é que são alergênicos e muitas pessoas não podem usar por reagir a eles.


Mas voltando ao No poo!


SULFATOS- É a razão da nossa espuma do shampoo (o que originou o No poo "sem espuma" ou no Low Poo "pouca espuma" quando adepto ao sulfato fraco ou sem sulfato), os sulfatos são detergentes que variam em grau de agressividade quando em contato com o fio e a pele, causando a abertura das cutículas capilares e o ressecamento gradativo de dentro para fora, bem como, a famosa ardência nos olhos e a susceptibilidade a eletricidade estática que dificulta o pentear.

A técnica No poo não permite nenhum tipo de shampoo, seja ele de sulfato fraco, forte ou até mesmo sem sulfato, pois evitamos toda a química mais agressiva de limpeza que eles mantêm, o que em breve espero ser mudado!
Os efeitos do sulfato vão se mostrando pouco a pouco... e para "abafar" esses efeitos de imediatos a maioria dos laboratórios de cosméticos adicionam em seus condicionadores e máscaras capilares os petrolatos e silicones insolúveis.


PETROLATOS- Esses só conseguem ser eliminados dos fios através de um shampoo com sulfato forte, pois como descendem do petróleo, e isso conta também pra os óleos minerais, eles não são absorvidos pelas cutículas do cabelo, eles ficam lá... dando aquele aspecto lindo, brilhoso, mas quanto mais tempo ficam lá, menos seu cabelo vai respirar e sem respirar ele vai aos poucos morrendo... e cada vez mais você vai precisar passar mais petrolatos e vai pensar que aquele creme maravilhoso se "acostumou" e perdeu efeito no seu cabelo, quando na verdade seu cabelo não reage mais pois está ainda pior do que antes.
Os petrolatos são tão nocivos que são proibidos tanto para a técnica No poo quanto para a Low poo.

SILICONES- já estes são divididos em solúveis e insolúveis, para a técnica No poo são permitidos apenas os solúveis, pois estes são eliminados normalmente com o Co-wash, uma vez que são solúveis em água, não precisando de nenhum componente agressivo para sair.
Já na técnica do Low Poo você ainda poderá usar os silicones insolúveis, pois no Low Poo é permitido o uso de sulfatos fracos e outros agentes de limpeza como o anfótero, e estes tem o potencial de limpeza para silicones insolúveis, no caso do anfótero, seletivamente a alguns silicones insolúveis.

ANFOTEROS- Importante salientar que o No poo se divide em duas correntes... e não, não é nem a raiz nem a Nuttela, rsrsrs, uma corrente aponta que o uso do anfótero é permitido na técnica No poo, outra defende que o anfótero só é necessário para retirar alguns tipos de silicones insolúveis, e como esses não são permitido na técnica, não  teria porque o anfótero ser utilizado, até porque há vários agentes limpantes naturais e menos agressivos, sendo o anfótero um surfactante, considerado assim um tensoativo com efeito similar a um sulfato bem fraco mas que em excesso ocasiona, inclusive, corte químico. E isso se deve ao motivo pelo qual lá no início da técnica, onde não haviam estudos mais aprofundados sobre  anfótero. Hoje sabemos que eles são menos agressivos que os sulfatos fracos e funcionam como ótimos agentes de limpeza, mas que em excesso, ou na dosagem errada, pode causa ressecamento, alergias, dermatites e até corte químico. 

Não vou entrar nessa discussão... mas serve para esclarecimento caso vocês achem estranho algumas tabelas por ai serem diferentes e também a divergência de produtos liberados.
Assim, aqueles que como eu escolhem não utilizar anfóteros com frequência, por não ter necessidade inclusive, acabam tendo que ter atenção redobrada na conferência dos componentes!

Ainda há alguns adeptos do No poo que defendem o anfótero, mesmo não utilizando silicones insolúveis de espécie alguma, arguindo que o co-wash ou o water only não dariam conta da limpeza, e uma vez ou outra não teria problema em uma limpeza mais profunda com o anfótero.

Na minha opinião no No poo não há a necessidade do anfótero, há diversos agentes limpantes de origem vegetal que cumpre perfeitamente a função, o que não faz ser proibido uma pessoa que sinta a necessidade, e queira uma maior facilidade na limpeza, de usar o anfótero, o qual já é super utilizado para o Low Poo e agora No poo também, cada cabelo reage de um jeito, cada couro cabeludo reage a sua maneira... nós temos que fazer aquilo que nos faz bem e nos deixe satisfeita!

Iniciei o No poo há 6 meses e até hoje não me arrependi, meu cabelo extremamente danificado por descoloração vem se recuperando pouco a pouco, pois ninguém aqui faz milagre, mas a raiz e todo o comprimento que cresceu nesse tempo está melhor do que nunca esteve! O Co-Wash me basta! É perfeito! Feito pra mim! Se com você não funcionou, tem sim que tentar outras maneiras! 

Uma coisa que muita gente faz também é a mescla das duas técnicas ... você pode fazer seu No poo normalmente e quando achar que precisa de um anfótero ou sulfato fraco, use! Nada impede uma mescla de No poo com Low Poo! 

O importante é sabermos a técnica direitinho e assim podermos brincar e ser feliz!



CO WASH- agora que você já ficou curiosa vou explicar o que é o co wash! 
O co wash nada mais é do que você lavar normalmente seus cabelos com o shampoo, só que trocando o vidro pelo condicionador! 
Mesma quantidade mas com um maior tempo para esfregar! O segredo é esfregar bem! Aqui não vai ter a ilusão da limpeza que a espuma dá! Então você vai ter que massagear seu couro cabeludo dando aquela oxigenada! Utilize os 10 dedos, esfregue circularmente, horizontalmente e verticalmente, de preferência com os cabelos jogados para frente, posição que também aumenta a oxigenação.
Depois só enxaguar e pronto! 

Quando você elimina os silicones insolúveis e os petrolatos você deixa de precisar de químicas fortes de limpezas, o condicionador específico para Co wash fará o trabalho muito bem!

Lembrando que o condicionador para co-wash não pode ter nenhum tipo de silicone! Nem mesmo os solúveis! Pois não queremos massagear nosso couro cabeludo com silicone algum certo?! 

No meu caso o co wash-continua sendo o suficiente para retirada da umectação (que nada mais é do que um "banho" de óleo vegetal, como uma massagem, onde no lugar da máscara usamos o óleo), nunca precisei enxaguar duas vezes sequer... mas há cabelos que necessitam de uns 3 enxagues... normal! Não se desespere! Funciona! E não se esqueça que para retirada da umectação, como estamos falando de óleos, a água deve estar de morna para quente, o que auxilia na retirada do excesso de óleo, e sempre enluve o cabelo, com o método de fitagem, mecha por mecha em movimentos ligeiros também por um tempo razoável.

OLEOSIDADE- outra boa dúvida é sobre oleosidade! Meu couro cabeludo sempre foi oleoso, e por isso sempre o lavei todos os dias e até 2x ao dia! Após aderir ao No poo a primeira semana senti que estava oleoso sim! Continuei lavando com o co-wash todos os dias, e a partir da 2• semana ele meio que estabilizou... hoje posso lavar dia sim dia não sem sentir nenhuma oleosidade! Mas nem sempre consigo, não pela necessidade, mas porque gosto de lavar todo dia, mas hoje estou livre da obrigação, faço co-wash nos dias de academia e nos outro apenas o método water only, que é a mesma coisa que o co-wash, mas apenas utilizando água ou chás vegetais.

Mas ainda sobre a oleosidade, explico... quando você sente seu couro cabeludo oleoso e lava com shampoo o sulfato retira toda a oleosidade, sim! Mas retira inclusive a oleosidade natural dos seus cabelos e do couro cabeludo, assim como os sabonetes secativos para o rosto, você liga o alerta do seu couro cabeludo do tipo "meu Deus estou sem minha proteção da oleosidade natural", e isso faz com que seu corpo em defesa fabrique mais ainda! E da-lhe oleosidade extra para equilibrar o Ph disso tudo!
Quando você utiliza a técnica do co-wash você apenas retira a oleosidade que já não devia estar ali mesmo! Preservando sua oleosidade natural, sua proteção! Seu corpo não precisará agir em defesa e produzir mais oleosidade! Você estará saudável! Sem tirar nem por!

E lembrando que ainda dentro da técnica No poo, os adeptos variam o co-wash com o water only. O que é water only? Novamente, é a mesma coisa que o co-wash, mas feito com água, sem nenhum aditivo químico, alguns ainda utilizam chás de ervas para o mesmo, mas tudo muito natural e leve.


Mas entendam bem... estou aqui falando de um couro cabeludo normal, saudável, sem problemas ou doenças já existentes! Se você sofre de algum desequilíbrio capilar que necessite de ajuda médica, aderir a uma técnica apenas não basta! Procure seu dermatologista!



TRANSIÇÃO - Acho que esse é o pior momento! Quando retiramos de nossa rotina todos os petrolatos e silicones insolúveis, tiramos nosso véu! Nosso cabelo vai se mostrar como realmente é! Já ouvi dizerem que a técnica do No poo ou Low poo deixaram determinado cabelo horrível... meu amor... vou te contar um segredo... Seu cabelo está horrível! Ele estava apenas camuflado debaixo de todos esses componentes proibidos... E agora você sabendo disso poderá cuidar dele! Esse tempo de transição é o mais complicado, porque a gente entra na técnica achando que o cabelo está ruim e descobre que ele está péssimo! Então não pode desanimar! A rotina, os cronogramas, tudo vai ajudar e sim, vai melhorar muito! Eu não tive tempo de não acreditar, não sou muito de confabular mentalmente sem ter noção real, quando li sobre a técnica apenas falei... vamos ver se funciona mesmo e 1 semana depois já estava com produtos básicos para iniciar! O problema é que amei! Problemão neh!?

Espero ter sanado um pouco de tantas dúvidas que venho ouvindo nesses 6 meses e, inclusive, que foram as minha no início!


No comments: