Monday, September 16, 2013

PORQUE O ABACAXI NÃO DEIXA A GELATINA ENDURECER?!?!

Gente.... Ontem fiz uma #receita maravilhosa!! #soqnao ! 

É qnd vc chega em casa e o cheiro do #abacaxi madurinho está por todo o lado! 
E não, eu não to podendo comer abacaxi ainda, MAS, fui eu, descascar, cortar, picar pequenininho e ainda juntar com 2 pacitinhos de gelatina, tb de abacaxi... Fazer uma graça para o sábado! Aí... EIS q percebo que a budega da #gelatina nem piscou em endurecer... 
Vc's sabiam disso?!?! 
Eu não! 
Então fui pesquisar ... 





PORQUE O ABACAXI NÃO DEIXA A GELATINA ENDURECER?!?! 

O Google até completou minha pergunta .... Kkkkkk e eis q descubro: 

A gelatina, ou colágeno, é encontrada em tendões, ossos e até nos vasos sanguíneos. A gelatina é uma proteína, ou seja, suas moléculas de cadeias longas são formadas por aminoácidos conectados entre si. É importante para manter a estrutura de vários tecidos. Na nossa experiência, a gelatina amoleceu porque o abacaxi contém uma outra proteína mas que tem função diferente - ela consegue destruir outras proteínas. Veja abaixo como são as proteínas! 

O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima capaz de quebrar a ligação que une os aminoácidos da gelatina fazendo com que ela perca a capacidade de formar esse gel estável que você conhece e que muita gente adora comer!

Os aminoácidos são como os tijolos de uma parede. São unidos (ligados) um a um, até que ganhe sua forma e estabilidade. Se você quebra uma parede, pode separar os tijolos um do outro. O mesmo acontece nas proteínas, que usam seus blocos construtores até formar uma molécula grande que tem várias funções importantes em nosso organismo. Mas se você quebra a proteína, você fica com seus blocos separados, os aminoácidos! O interessante é que seu corpo consegue usar esses blocos para formar novas proteínas.

fonte: www2.bioqmed.ufrj.br

Agora é chegar em casa, bater umas claras e improvisar um sorvete de abacaxi e posto aqui pra vc's tb!!!




Para acompanhar tudo em tempo real siga pelo Instagram : Thajoia'sGram

Curta  nossa Página do face Thajoia's Page e seja avisado de nossas atualizações! 

No comments: