Wednesday, February 29, 2012

MILLENNIUM O homem que não amava as mulheres - Filme


O filme é um emaranhado de informações, assassinatos, corrupção, segredos de família e o drama pessoal de dois investigadores. Mostra a busca de descobrir o caso mais misterioso de uma região, acontecido á 40 anos atrás. 
Não vou mentir, nos primeiros 40 minutos tive vontade de desligar... achei cansativo.


Mikael Blomkvist (Daniel Craig) é jornalista, que acabara de ser vencido em um processo, o qual fora acusado por difamação, sua fama não esta muito boa, renuncia ao cardo de editor chefe e decide ficar um tempo recluso. 


Sem esperar é convidado a encontra um grande empresário industrial da Suécia, o mais rico da região, Henrik Vanger. Henrik oferece a Mikael a chance de provar que aquele que o processou estava na verdade errado, em troca, propõe a Mikael que ele investigue e descubra o que aconteceu com sua sobrinha, Harriet, a 40 anos atrás. A desconfiança de Henrik é que sua sobrinha tenha sido assassinada por alguém da família. Aceitando o caso, Mikael se muda para um chalé na propriedade de Henrik, em uma ilha na costa gelada da Suécia. 


Paralelamente, Lisbeth Salander (Rooney Mara) 23 anos, aparência bem anti-social, tutelada pelo governo, por ter queimado 80% do corpo de seu pai, passa por poucas e boas. Investigadora profissional de empresa muito bem conceituada, cujo realizou investigações sobre Mikael, para que Henrik tivesse a confiança necessária de contratá-lo.


Lisbeth encontra o responsável de sua tutela desmaiado no chão de casa, no hospital é alertada do estado grave dele e a necessidade dele ter de ficar um bom tempo internado. Nesse meio tempo a tutela dela fica com um agende do governo, que necessariamente averigua e relata o estado mental e comportamental de Lisbeth em relatórios mensais, ele também é desconfiado da quantidade de dinheiro que Lisbeth tem em conta, visto que ela apenas diz que trabalha servindo café e não que é investigadora de uma grande empresa. Diante disso, ele detém o controle sobre suas finanças, cabendo a ela sempre que precisar, ir ao encontro dele e justificar a necessidade de dinheiro, até que prove que é apta por tomar conta de si. 


Ocorre que um ladrão quase pega a bolsa de Lisbeth no metrô, mas ela o persegue e a retoma, no entanto, o computador cai e quebra. Frente a isso, Lisbeth tem que retornar ao escritório do tutor, pelo Estado, justificar sua necessidade e solicitar a quantia necessária para comprar um novo computador, ao pedir a ele a liberação de seu dinheiro, ele sugere que só poderá ajudá-la a medida que ela o ajudar. Nisso já podemos imaginar certo? Lisbeth é levada diretamente a praticar o que o tutor mais queria, como uma “amostra” do que se poderia conseguir. 

A cena não só é nojento como também desagradável, nunca gostei de ver tais atos que humilham e abusam da mulher, dá um sentimento de impotência e impunidade que faz crescer uma raiva em mim. O que também acho que deve acontecer com qualquer mulher.

Voltando ao filme, não muito tempo depois, Lisbeth se prepara para encontrar o tutor, pelo Estado, novamente, precisando de dinheiro, liga para ele e pede para ir ao escritório, ele pede que ela o encontre na casa dele, e ela vai.

Pois bem, uma menina tão durona e cheia de si...  o que foi fazer lá?!?!?!?!?!?! O.o


Chegando lá, ele a leva ao quarto, ela entra, posiciona sua mochila que tem uma câmera acoplada, ela achou que apenas o chuparia de novo, mas não, ele a prende pela algema, bate nela até que desmaie, e a prende de bruços na cama. Desse jeito ela fica impotente, literalmente, ele rasga as roupas dela, e abusa, e abusa um pouco mais... cena forte, triste e revoltante. Depois de tanto sofrer, ele a solta oferecendo carona, como se nada tivesse acontecido, ela não aceita, pega o dinheiro e vai embora.

Cenas como essas eu realmente não gosto... toda vez que lembro, e são muitas vezes, me dá revolta de saber que isso realmente existe e realmente há pessoas que sofrem passando por isso.

Lisbeth se prepara, liga mais uma vez para o tutor, pelo Estado, marca novamente na casa dele, ele abre a porta já se desculpando e ela imediatamente dá um choque nele e o desmaia, ela o prende pelado, deitado na cama, ele acorda, ela liga a TV e mostra a filmagem. Ela o faz sentir na pele o que ele a fez sentir. O chantageia. Faz pouco para o que ele merecia. Mas ainda é uma das melhores cenas do filme.


A conexão dos dois começa quando Mikael necessita de uma assistente para auxiliar na investigação do desaparecimento de Harriet, o advogado e o próprio Henrik, indicam Lisbeth, por já conhecer seus serviços. Mikael vai ao encontro de Lisbeth. 


Mikael só precisou dizer que era para encontrar o assassino de várias mulheres e imediatamente Lisbeth aceitou trabalhar com ele. 
Excelente Hacker, focada e atenta Lisbeth logo mostra o porquê de ser tão boa.


No decorrer do filme vão aparecendo vários outros assassinatos, cada um com mais semelhanças ao outro, seguindo as pistas anotadas por Harriet em um contigo caderninho.

Dentre avanços e sucessos na investigação, o que é bem emocionantemente mostrado no filme, os culpados vão se incomodando, Mikale é atingido por uma bala de raspão da cabeça, Lisbeth faz o curativo, e nesse momento nada romântico e meio seco os dois passam a noite juntos.


Não teria graça eu contar quem é o assassino né!? Mas é bem fácil descobrir logo de início, esse é o ruim do filme, mas o mistério em si e a parte particular da vida de cada um são bem valiosas ao enredo. 


Mas ao solucionar o caso, podemos concluir que ao ter os documentos prometidos em suas mãos, Mikael percebeu que nada mais tinham valor, qualquer coisa que pudesse ser feita com tais documentos estavam prescritas, e ficou bem irritado. 
Assim, Lisbeth oferece seus serviços para ajudá-lo, e assim o faz, e ainda traz uma surpresinha no final. 


Uma pena o final... pensei que ele largaria a loira... O.o 
Resumindo... recomendo muito se você tiver pelo menos 2:30 de tempo disponível, não desista do filme no início, é chato mas o restante recompensa.
A qualidade é ótima no estilo bucólico de ser. Atores talentosos e eficientes. Vale o ingresso!




1 comment:

Anonymous said...

Oi a todos, eu gostava de seu trabalho nesta página , você está ajudando as pessoas na web com muita informação ! Este site é muito interessante!
Meu nome é Lucia , eu nasci em Bruxels , e eu vou ser um seguidor deste site , meus hobbies pode ser chato, mas eu digo -los de qualquer maneira eu gosto de ler , bem como a pesca, e eu também jogar um monte de Radiohead meus roadtrips , eu estou sem namorado no momento, então os meninos atente para mim .... Apenas flertando com vocês lol :) ! Eu já tentei de namoro online não funcionou muito bem ....
Eu escrevi este comentário causa como eu já mencionei que eu realmente gosto desta página também tenho uma placa assim como você , mas a minha é muito diferente da sua, trata-se de jogar poker com dinheiro real para livre ....:)
Eu também tenho que pedir desculpas para a minha linguagem era a única maneira que encontrei para se comunicar com vocês ....
manter seguro para todos vocês , Goodbye